Acne Felina. O que é e como tratar.

Alguns gatos as vezes aparecem com uns pontinhos pretos no queixo, que podemos confundir com alguma sujeira e ignorar, mas isso pode ser o estágio inicial da Acne Felina, e se não diagnosticado e tratado logo, essa inflamação pode se agravar e acabar deixando seu gatinho muito desconfortável e incomodado.

O que é?

A acne é uma doença de pele que afeta principalmente a área do queixo dos gatos. É causada pela produção de sebo(gordura) excessiva, e afeta geralmente animais adultos. A lesão típica se inicia com a aparição de “pontos pretos” e quando não tratada, pode formar pequenas bolhas de pus, que estouram podendo machucar e sangrar. Casos mais extremos evoluem para infecções de pele. O queixo fica inchado e inflamado, a região fica sensível e o gato vai evitar ser tocado na área afetada.

acne_felina-01
Estágios da acne felina – dos “pontos pretos” à inflamação.

Por isso, é muito importante prevenir e tratar a acne. A primeira coisa a fazer, claro, é leva-lo ao veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Possíveis causas

Ainda não foi apontada nenhuma causa exata, mas abaixo estão algumas possíveis causas ou agravantes:

POTINHOS DE PLÁSTICO: O plástico é um material poroso, e com o tempo de uso ele acaba ficando com micro-ranhuras, e assim favorece o acumulo de bactérias. Alguns gatos ainda podem ter alergia a plástico, ou ao corante usado nele. O melhor a fazer é usar potinhos de aço inox (alumínio NÃO), vidro ou cerâmica, e lava-los frequentemente.

potinhos
LIMPEZA: Limpar o próprio queixo não deve ser fácil para o gato, principalmente se o pelo for longo, por isso ela pode aparecer em outros lugares de difícil acesso, como lábios, atrás das orelhas, e na base do rabo. No começo do tratamento, se a acne for grave, pode ser preciso raspar os pelos para ajudar com a limpeza e arejamento. Se for uma acne leve, você pode só lavar o queixinho com sabonetes antibióticos específicos para esse fim, receitados pelo seu veterinário. É importante recompensar seu gatinho com petiscos e brincadeiras depois de limpa-lo, pois isso pode ser estressante, e assim ele se acostuma e associa a limpeza a algo positivo.

STRESS: O stress pode diminuir a imunidade e aumentar a produção de hormônios, então brinque muito com seu amiguinho e enriqueça o ambiente dele, seja com arranhadores, prateleiras, quebra-cabeças e brinquedos que ele se interesse.

DESCONTROLE HORMONAL: Como nos humanos, os hormônios afetam a acne dos gatos e casos graves devem receber recomendações veterinárias para controlar a produção hormonal.

Como tratar?

A acne não tem “cura” mas pode ser controlada. A limpeza frequente e a eliminação dos agravantes precisam se tornar hábitos pra sempre. Ela pode desaparecer em certas fases, e voltar a aparecer em momentos de crise. Gatos são muito sensíveis e a propensão para a doença pode variar muito de um dia para o outro.

Para tratamentos caseiros podemos lavar o queixo uma ou duas vezes por dia com um sabonete neutro ou com sabonete/shampoo de clorexidine, ou outro antisséptico recomendado pelo seu veterinário. Para as espinhas, compressas de água morna ajudam a aliviar a dor. Ao lavar o local, você pode esfregar gentilmente com uma gaze ou algodão para ajudar a remover os cravinhos, e se forem muitos, passe um pente fino com cuidado. Seque muitíssimo bem, e passe um creminho de mupirocina. Mas repetindo: não faça nada sem consultar um veterinário, tomar decisões por si só pode atrapalhar muito no tratamento, como por exemplo: pensar em espremer. NÃO ESPREMA! Isso causa muita dor e só vai piorar a inflamação, assim como aplicar qualquer remédio ou pomada sem recomendação do veterinário. Os gatos são diferentes de nós e algumas medicações podem ser fatais para eles, principalmente por que eles acabam dando um jeito de se lamber e ingerem tudo!

IMPORTANTE: Fique atento, pois essa doença não é fácil de ver em gatos de pelagem escura, então tente passar a unha no queixinho dos gatos escuros, e ver se saem alguns pontinhos, pra não correr o risco de ver só quando o caso já estiver avançado.

Fontes: http://www.revistapulodogato.com.brhttp://gatinhobranco.comhttp://www.resgatinhos.com.br

Anúncios

27 comentários sobre “Acne Felina. O que é e como tratar.

  1. Ah, ficou muito bacana, Lita! Meus gatinhos sempre aparecem com essas feridinhas no queixo, mas sempre somem, fica tipo uma casquinha branca! A orientação, caso fique mais complexa é sempre procurar um veterinário pra auxiliar. E lendo seu post eu realmente nunca pensei que os gatos tem dificuldade de limpar o queixo mesmo hahahahaha!
    Tô acompanhando ❤
    Beijo!
    Sam.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ola gostaria de saber se isso pode acontecer nos olhos deles também ?,pq eu tenho um que vira e mexe tinha essas feridinhas no queixo ,agora ele sempre tem em um olho só .. Ai de tanto ele passar a patinha sai sangue e esta cada vez maior , mas andei reparando que as q apareciam no queixo sumiram só vem uma vez ou outra ..já fiz de tudo ate colocar aquele “chapéu protetor ” já coloquei ,mas depois ele Catuca e volta a machucar … :/

    Curtir

    1. Olá Mariana, acredito que a Acne Felina costume aparecer em regiões onde é difícil do gato limpar sozinho. Não coloque a coleira protetora nele assim a toa, ele deve sentir coçar e é muito ruim quando não conseguimos coçar um lugar, não é mesmo? O mais indicado seria você leva-lo ao veterinário para que ele examine e indique o tratamento exato. Depois conta aqui se ele está melhor! Bjos

      Curtir

  3. Pode aparecer na nuca ? Minha gata uma vez apareceu com umas casquinhas na nuca e logo virou uma ferida enorme em carne viva dai eu apliquei um remédio preta efoi sarando . Tenho medo de voltar

    Curtir

    1. Oi Silvana, acredito que a Acne possa aparecer em lugares onde ele tem dificuldades de se limpar. Caso apareça novamente, tente leva-lo ao veterinário para que você consiga dar o tratamento adequado, e descobrir se é Acne mesmo ou outro problema! Obg pelo comentário e beijos!

      Curtir

  4. Mais uma vantagem em ter mais de um gatinho, né? Como eles costumam se lamber uns aos outros, não sobra nenhum lugar sem limpeza! Já reparei que quando eles se juntam para “tomar banho”, eles sempre lambem o queixo um do outro. Pelo jeito funciona! Eu sempre tive mais de um gatinho, uso vasilhas de plástico (depois que quebraram algumas de cerâmica, eu desisti de qualquer uma quebrável, até porque eles podem se ferir, né?) e nunca tive problemas com essa doença (eu não sabia que tinha!). Ufa! Valeu demais! Tô adorando o blogue!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! Mais de um gato é solução pra tudo! hahaha que bom Thais! Obg pelo incentivo… estou tentando postar com mais frequência, os posts são sempre divulgados na nossa pagina, que tmb tem imagens fofas de gatinhos, claro. Bjos

      Curtir

  5. Tenho dois gatinhos, e ambos vieram com essa herança genética… A dona dos pais deles já avisou que não podíamos dar comida e nem água em potes de plástico… mas não teve jeito…
    Acabamos de descobrir que é isso mesmo.
    O engraçado é que nos queixos não aparece nenhum ponto preto… Aparece somente nos lábios… aí incha, vira uma “espinha” e some…
    Não achei que poderia ser uma doença, somente uma coisinha deles, que não traria problemas… vou ficar de olho agora, sempre que aparecer algo.

    E eu demorei pra acreditar que fosse isso, pq não aparecia os tais pontos pretos no queixo deles… 😦

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ola boa tarde
    Tenho um gatinho Branco e tem Acne Felino, apareceu depois de fazer um ano, já fui com ele ao veterinário, confirmou…
    Tambem apareceu com uma ferida na pata e lógico com as lambidelas dele infetou..
    Receitou antibiótico e limpar com Soro-Fisiológico “quentinho” e depois aplicar Lauroderme liquido… mas o melhor seria Clearasil Ultra – Discos de Limpeza, mas está difícil de encontrar… nem em farmácia nem em super ou hiper mercado 😦
    Estou a fazer a 1ª opção espero que resulte, pois tem que ter um colar incomodativo que o coloca muito tristonho…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Poxa que pena Kika, meu gato também está com Acne Felina, mas ainda esta numa fase bem inicial, só os pontinhos pretos mesmo, e com alguma falha de pelos. A veterinário dele recomendou que eu limpasse o queixo dele com gaze embebida no antisséptico, até fazer a limpeza completa. E repetir duas vezes por semana. Parece que o caso do seu está mais avançado :/

      Curtir

  7. Minha gatinha Marie está com essa acne no pescoço, acho que aparece por causa do stress, ela fica muito sozinha. Levei no veterinário e fizemos um tratamento com antibióticos, melhorou bastante, mas não desapareceu, estou lavando diariamente e tem vezes que melhora e piora, não sei mais oq fazer, me ajudem!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Felipe, a Acne Felina pode ser emocional sim, mas normalmente ocorre em lugares onde são difíceis de o gatinho limpar sozinho durante seu banho. Pelo o que pesquisei, ela não tem cura, mas pode ser controlada e evitada, mas acho que o melhor mesmo é continuar com o acompanhamento veterinário, para que o caso não evolua e não se agrave. Bjos

      Curtir

  8. Acabei fazendo errado! Quando vi os pontinhos limpei com um sabonete anticéptico e água , ambos com escovinha de dentes prara bebês, mas ela ficou irritada… Creio que deve ter incomodado muito! Não sabia que era uma doença. Vou levá-la ao veterinário o mais rápido possível . Obrigada pela informação!!!

    Curtir

    1. Que bom que deu certo Marli! Mas não é indicado usar nenhuma medicação humana em gatos sem a indicação de um veterinário. Alguns compostos são altamente tóxicos e causam morte, pode ser mto grave… como Aspirina por exemplo.

      Curtir

  9. Olá. Minha gata tem 10 anos e agora começou a aparecer os pontos pretos no queixo e acima do lábio superior. Tô lavando com clorexidine à 4% duas vezes ao dia, mas não vejo nenhuma vantagem pelo contrário parece que a cada dia tá mais preto. Então me surgiu a duvida: será que a causa é a ração? Ela só come wiskas…….

    Curtir

  10. Olá. Tenho uma gata de 10 anos. E agora apareceu os pontinhos pretos embaixo do queixo e acima do lábio superior. Procurei na Internet e comecei o tratamento com cloerexidine à 4% duas vezes ao dia. Estou fazendo isso a 4 dias e não vi nenhuma melhora. Pelo contrário parece que a cada dia tem mais pontos pretos. Daí me veio a pergunta será que pode ser a ração? Ela só come wiskas à anos. Não sei o que fazer. …..

    Curtir

    1. Oi Catia, eu pessoalmente, não gosto e não recomendo a Whiskas, tem mto sódio e mtos corantes nesta ração… não acho uma das melhores. As vezes os pontinhos podem ser manchas, q aparecem na pele e não são como a Acne Felina q sai lavando… manda uma foto pro nosso email? Podemos conversar melhor sobre isso e sobre a alimentação, etc (:

      Curtir

  11. Minha gatinha está com acne no queixo…Como já tinha lido sobre isso, logo que vi já percebi o que era. A vet falou pra lavar com sabão de enxofre e dar cápsulas de omega 3 pra ela, além de trocar os potinhos. Lavei com o sabão umas duas semanas, mas ela estava odiando, acho que não gostou do cheiro. Então agora estou limpando todos os dias só com água morna, mas o trem não melhora de jeito nenhum! Eu lavo e no dia seguinte os pontinhos pretos já estão todos lá de novo =/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s