Por que gatos preferem a agua da torneira?

Gatos as vezes podem ser muito sistemáticos e se acostumam facilmente com algumas manias, que passam a fazer parte da rotina dele e do seu dono. Muitas dessas manias estão relacionadas as suas preferências de como e quando beber agua.

Meu gato, por exemplo (o Monstro), gosta de me acompanhar no banho, ele também toma o banho dele e no fim gosta de lamber os respingos que ficam no box. Embora ele tome sempre da agua do pote, lamber os pinguinhos no box se tornou uma parte importante da rotina dele, e ele faz um escândalo se eu deixa-lo do lado de fora.

10565028_10203297608613470_7631137339713220926_n
Esse é o Monstro!

Não é nenhuma novidade que alguns gatos gostam de tomar agua de formas inusitadas, seja da pia, da torneira, do tanque, da poça de agua da chuva, do nosso copo ou qualquer outro lugar QUE NÃO SEJA SEU POTINHO. Mas porque eles fazem isso?

Seguindo seus instintos

Explicações sobre esses hábitos indicam que os gatos estão apenas seguindo seus instintos de sobrevivência. Na natureza a agua que está parada, não é vista como saudável, por isso felinos sempre preferem beber de uma fonte onde a agua seja limpa e corrente. Originalmente tinham uma dieta 100% carnívora, e a maioria da agua que eles consumiam estavam na carne da presa que eles caçavam. Por isso muitos gatos continuam com o hábito de não procurar a água em seu pote.

Esses costumes podem parecer engraçadinhos para nós, mas consumir agua de outras fontes que não a do próprio potinho e em quantidades reduzidas, pode trazer alguns problemas como tomar agua contaminada com parasitas, ingerir algum produto químico que restou (sabonete, detergente, etc…), ou causar infecções urinárias, cálculos renais e outros problemas nos rins, uretra e bexiga, principalmente para os que se alimentam exclusivamente de ração seca e sem umidade.

Ensinando seu gato a beber mais agua!

Eliminar as fontes de agua impropria pela casa não faz com que ele passe a tomar somente do potinho. Precisamos incentivar e melhorar as condições da agua de acordo com a exigência de cada gatinho!

Deixe a agua longe da ração (e da caixa de areia): Esse erro é comum e um dos principal motivo para os gatos beberem pouca água. Na natureza, se tem um animal morto (comida) perto da água, as chances de ela estar contaminada são altas. Então seu gato pode assumir que a água do lado da ração está contaminada, e não bebe o suficiente.

Agua limpa e fresca: Troque a água ao menos uma vez por dia, mantendo o potinho sempre limpo. (eles preferem os de vidro, inox ou louça esmaltada)

Mude a temperatura: Se você acha que seu gato não gosta da temperatura da água, tente colocar algumas pedrinhas de gelo no pote. E não deixe a agua no sol.

Experimente um bebedouro-fonte: Se você não está o tempo todo em casa para abrir a torneira pro seu gato beber agua corrente e fresquinha a qualquer hora, uma saída pode ser os bebedouros-fonte que fazem a água circular constantemente. Uma fonte deste tipo precisará de energia elétrica, então na hora da instalação, lembre-se de pensar na distância entre o bebedouro e a tomada mais próxima.
Você pode achar diversos modelos em petshops:

39-112-thickbox 073608830ec6b71f4b61958fc494bbfd drinkwell_pet_fountain

Ou pode tentar fazer você mesmo o bebedouro-fonte para seu gatinho, esse vídeo ensina como:

O vídeo não é meu, achei por aí e é da Elaine Crucio mas pareceu ser bem fácil de fazer!

Se essas dicas não ajudarem a melhorar os hábitos do seu gato, converse com o seu veterinário e veja a melhor maneira de introduzir água na dieta de gatos que não bebem água!

Fonte: http://www.hillspet.com.brhttp://www.maedecachorro.com.brhttp://gatinhobranco.com

10 comentários sobre “Por que gatos preferem a agua da torneira?

    1. Oi Mayla!! Que bom saber que gostou! Parece bem fácil fazer a fonte neh, é uma alternativa pois em pet shops o preço é meio alto mesmo! Vou tentar fazer, e depois posto aqui pra vcs verem! Bjos

      Curtir

  1. Pessoal, mas qdo for viajar tem como deixar água ligada na torneira e mandá-la pra fonte ? Tipo, não repor, ter água corrente, tem como ? Obrigada.

    Curtir

    1. Luciene, acredito que esse tipo de fonte não, teria que ser um outro modelo, ou uma adaptação pra agua poder sair e se renovar, mas você pode tentar colocar uma bomba com filtro também, que deve manter a agua limpa. Depois conta pra gente como resolveu essa questão! bjos

      Curtir

  2. tenho uma gata de sete meses sem raça gosta mesmo e de beber na pia e ainda me acorda de madrugada para beber agua

    ja fiz fonte de agua pra ela mas ela usou pouco
    castei-a com quatro meses
    uso racao Bem Estar para gatos filhotes
    nao gosta de pates
    E nao gosta de colo e super na dela
    gostaria de sua atencao
    grata
    Yvone

    Curtir

    1. Oi Yvone, qual tipo de atenção dela você gostaria?

      Tem varias coisas que podemos fazer para nos aproximar dos nossos gatos, se quiser me envie um email e podemos entender melhor o comportamento dela e a relação de vocês (;

      Curtir

Deixe um comentário