Por que gatos “amassam pãozinho”?

Já viu gatinhos que ficam amassando o lugar onde eles estão, fechando e abrindo as patinhas da frente alternadamente? É bem bonitinho, algumas pessoas chamam de marchar, ou dizem que estão fazendo massagem… mas, você sabe por que os gatos fazem isso?

Os gatinhos tem esse habito desde seus primeiros dias de vida, eles massageiam a região mamária e recebem, neste momento, o leite que gera uma sensação de plenitude e conforto. Por mais que possa parecer agressivo(por que eles colocam as garras nisso) eles associam esse movimento a coisas boas e afofar, massagear ou “amassar pãozinho” nada mais é do que a demonstração de felicidade e contentamento. Muitas vezes o amassamento vem acompanhado de ronronados e com uma possível tentativa de mamar em você ou nos tecidos por perto, como cobertas ou edredons.

Outra teoria é a de que os movimentos das patas contribuem na eliminação de secreções de glândulas especializadas desta região, potencializando a demarcação de território e comunicação. Eles depositam o seu odor pessoal e característico no local em que amam e se sentem à vontade, e só amassam quando se sentem protegidos, confortáveis e seguros em relação ao ambiente e as pessoas que ali estão.

Não reaja a isso de forma negativa!

Se seu gatinho te amassa mais intensamente e te arranha ao mesmo tempo, é possível prevenir isso sem confundir os sentimentos dele. Imagine o seguinte: seu gatinho esta muito feliz em estar passando um tempo com você, ou ama o lugar super confortável que ele achou pra dormir, se sente calmo e confiante. Acidentalmente, uma das garras atravessa a sua roupa e te arranha ou puxa um fio do seu sofá, você grita reprovando a demonstração de amor e confiança que seu gato estava tendo. Um balde de agua fria!

Para que isso não aconteça, você pode levar ele para cortar as unhas com um profissional (em pet shops, por exemplo. NÃO CORTE VOCÊ MESMO! A unha tem vasos sanguíneos e se cortados causam hemorragias e outros problemas) e pronto! Todos ficam felizes com os momentos de amor, rs.

E se der sorte ganha uma massagem de técnicas felinas exclusiva! ❤

Fonte: http://www.revistapulodogato.com.br

49 comentários sobre “Por que gatos “amassam pãozinho”?

  1. Eu adoro tudo isso.kkkkkkk…Os meus peludinhos, esperam o momento que vou dormir…eu me sinto maravilhosamente,feliz.kkkkkkkk…eu ainda os chamo…filhos..filhos vem deitar com a mamãezinha ..Vem logo chilios da mamãe.nossa, me sinto muito amada.kkkkkkkkkk.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adotei dois gatos. O pretinho veio mamando a patinha do irmão, mas o irmão descobriu rapidinho onde me massagear.Vcs acreditam que o pretinho deixou de mamar a patinha do outro e aprendeu a me massagear tb.no mesmo local. Eles agora disputam as minhas axilas…rsrsrsrSou apaixonada!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Antonia, a Amo Gatinhos não concorda nem incentiva a compra de animais, por que isso gera um comercio que pode muitas vezes ser ruim para os animais q são “matrizes” eles são obrigados a dar cria mtas vezes… existem mtos persas que são abandonados, e estão para adoção… se você se interessar podemos te ajudar a achar um que precise de um lar! Você está em qual cidade? Bjos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Vc mesmo pode cortar as unhas do seu bicho. Sair de casa às vezes pode ser muito traumático pro gato, ainda mais se for só pra cortar unha. Corte bem a pontinha toda semana ou a cada 15 dias, uns 2 milímetros, só pra tirar o afiado que puxa os fios dos tecidos.

    Curtir

    1. Sim, Marielmm, a dos meus gatos eu mesma corto, mas não posso arriscar e ensinar isso assim por um post de blog, pra quem nunca cortou ou não sabe cortar, é melhor q passe pelo stress de sair de caso, doq correr o risco de cortar errado pq viu eu ensinando aqui. Certas coisas não dão pra ser incentivadas assim “as cegas” neh! Mas obg pelo comentário! Talvez a gente faça um post com um vídeo explicando certinho como faz pra cortar as unhas (:

      Curtir

  4. Eu tenho duas gatinhas, a minha menorzinha sempre faz isso. Fica mamando e fazendo isso com as patinhas. Gostaria que alguém me ajudasse a adestra-las porque minha irmã teve bebê recentemente e as gatinhas ficam entrando no quarto e querendo subir na bebê, e isso é perigoso para a bebê
    Mesmo assim, não queria abrir mão das minhas filhinhas 😭

    Curtir

    1. Amanda, não tenho filhos, mas conheço muitas pessoas que tem e os gatos só fazem bem. Veja, eles tem filhotes mto menores do que bebes e não sobem em cima pra machucar… tem mtos vídeos de gatos sendo fofos com bebes, não abra mão delas não, espera até o neném não ser mais novidade, aos poucos elas vão se acostumar com o novo integrante da família, e o bebe logo esta maiorzinho, e daí ele q vai querer subir em cima das suas gatinhas, rs. Bjs e boa sorte (:

      Curtir

  5. Vcs sabem me dizer prq o meu gatinho tem me atacado.Ele sempre me ataca por trás e, na mesma perna.Estou com a perna roxa,agora ele deu pra atacarvo meu neto q tem 11 anos,não sei o q fazer,nos adoramosvo Chico!

    Curtir

    1. Sara, é possível que tenha algum fator que esteja causando stress no Chico. Ele é castrado? Você proporciona varias atividades para que ele possa gastar energia da forma correta, brinca com ele ate ele se cansar? Tem algo novo que foi introduzido na rotina dele que possa ter gerado insegurança nele?

      Curtir

  6. Meus dois bebes fazem isso, o machinho faz enquanto ”mama” na coberta, geralmente em cima de mim, a gatinha tbm dorme em cima de mim, cada um tem seu lugar em mim kkk, to pensando o que vou fazer para aguentar o peso deles quando crescerem, ainda mais ela pois adora deitar em cima da minha garganta ou rosto hahaha,

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ah, sobre cortar as unhas. Que raiva! Levei minha gata em duas pets diferentes e nas duas as unhas vieram sangrando!!

    Eu mesma comprei a tesoura especifica para isso e agora sou eu quem corto! Basta tirar só a ponta mesmo, por que se a ponta estiver cortadinha (meio quadradinha), não fura nada. Confio mais em mim do que em umas pets ai…

    Curtir

    1. Vivi, sim, no caso dos meus gatos eu mesma corto, só não posso incentivar aqui no post a quem não sabe, sair cortando assim “as cegas” mas vou fazer um post em breve explicando como fazer em casa direitinho, bem detalhado, alguns pets são bem descuidados mesmo! Obg pelo comentário! Bjs

      Curtir

  8. A minha gatinha faz isso e tenta mamar na minha mão também haha
    Mas eu dou um desconto à ela porque afinal fui eu que criei a minha pequena desde os 15 dias de vida (quando estava começando a abrir os olhinhos) e quando ela perdeu a mãe . A partir daí, ela virou a minha filha e acho que acabei virando uma figura de mãe humana pra ela kk S2

    Bom, adorei a matéria ! Muito fofa e interessante ^^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

