Por que gatos comem plantas?

E então você compra um vaso lindo pra decorar sua casa e trazer um pouco de “natureza” ao ambiente… e o seu gatinho vai, e destrói tudo! Pode ser bem frustrante e irritar muitas vezes, mas isso não é seu gato sendo malcriado, e não, ele não é vegetariano, rs. Por que eles fazem isso?

Quem já tentou ter plantas em casas (ou apartamentos, principalmente) com gatos sabe: é praticamente impossível que elas sobrevivam intactas e inteiras. Mas esse é um sinal que nós, donos de gatinhos, não devemos ignorar, e precisamos tomar alguns cuidados.

Possíveis motivos:

Durante seus hábitos de limpeza, pelos soltos podem ser engolidos, causando irritação na mucosa do estômago. As vezes eles conseguem se livrar do incomodo causando pequenos vômitos, mas se não forem eliminadas ou se acumularem, podem formar bolas de pelos que obstruem os intestinos (conhecidas como fecalomas), dificultando a saída de fezes. Em casos mais graves, é necessário intervir com processo cirúrgico. Plantas também ajudam quando algo não fez bem ao estômago.

As fibras vegetais são importantes pois ajudam no processo digestivo do animal, então quando algo está fazendo mal, ele procura ingeri-las para facilitar a eliminação do mal estar, assim como os cachorros fazem.

dea00291f4050795b076bd7a729f6644
Porém devemos tomar bastante cuidado para que nosso gato esteja comendo o tipo certo de planta!

O perigo em comer plantas TÓXICAS!

Por mais que o habito de comer plantas seja muito benéfico para os gatinhos, uma busca rápida por “plantas venenosas para gatos” nos mostra que muitas delas não podem ser comidas por gatos. E quando eu falo muitas, acreditem, são MUITAS mesmo… pra citar rapidamente algumas mais comuns, estão: Kalanchoe (Folha da Fortuna), Hortência, Amarilis, Narciso, Bico de Papagaio, Azaleia, Tulipa, Iris, Costela de Adão, Comigo-ninguém-pode, Antúrio, Babosa, Copo de Leite, Amor Perfeito, Estrelízia, Samambaia, Jiboia, Mosquitinho, Hera, Lírio, Violeta, Begônia, Ficus… entre muitas outras, e os sintomas por ingestão de tais plantas podem variar desde náuseas, dores e inflamações, até dificuldades respiratórias, paralisação dos membros, sangramento e morte súbita.

Gatinhos de apartamento costumam ser vítimas comuns de intoxicação por plantas, pois eles não possuem uma grande variedade de escolha, e acabam por tentar aliviar sua necessidade em ingerir fibras com as plantas que colocamos nos ambientes.

O tipo certo de plantas para gatos:

GRAMA!
Pra quem tem casa com quintal, fica bem fácil resolver essa questão, mas… como ter grama em apartamento e satisfazer essa necessidade importante pros gatinhos?
Euzinha e meu gato, o Monstro, moramos em umakitnet(bem menor do que um apartamento comum, rs) e resolvi essa questão graças aos maravilhosos pet shops que oferecem graminhas para gatos! Sim, é possível comprar os vasinhos com a grama já crescendo, ou então uma caixinha plástica com substrato esterilizado (pra não criar fungos) e sementes, é só abrir, regar, e esperar crescer! No caso da caixinha da até pra comprar pela internet, o que é ótimo pra quem não tem grandes pet shops na sua cidade ou de fácil acesso.

Eles amam muito!

DICA IMPORTANTE: Quanto mais curtinha estiver a grama quando você comprar, melhor! Ela dura mais tempo sem ficar murcha.

grama-de-gatoOUTRA DICA: Cuidado com gramas de quintal, elas podem ter sido pulverizadas com venenos e etc.

Fonte: http://www.biologados.com.brhttp://www.webanimal.com.br

Anúncios

6 comentários sobre “Por que gatos comem plantas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s