Pra cortar unhas de gato direitinho.

Quando fiz esse post aqui, alguns comentários foram de donos que cortavam a unha dos seus próprios gatos, e sim, isso é possível… eu também faço em casa! Mas como aquela não era uma postagem direcionada para o corte de unhas, eu não poderia explicar isso em poucas palavras e correr o risco de algum dono de gatinho não entender o procedimento. Hoje sim, vou ensinar como cortar a unha do seu gatinho direitinho!

Cortar as unhas de um gato envolve muitas questões e é importante que você pense primeiro no bem estar do seu gatinho.
Por exemplo, se seu gato pega um pouco mais pesado na hora da brincadeira, com certeza você já sofreu vários cortes e arranhões pelo corpo. É normal, esses acidentes acontecem, a gente perdoa e continua amando, rs… mas a brincadeira pode ficar um pouco menos perigosa(para você) se conseguir manter as unhas menos afiadas e “mortais”.

10vramm1

As vezes, depois de um banho em pet shop, seu gatinho pode voltar com as unhas aparadas, mas logo elas já estão no comprimento de sempre. Então, como podemos fazer isso em casa, da maneira certa, segura e sem ter que levar seu gato até o pet shop só pra isso?

Conhecendo a estrutura da unha:

Primeiro precisamos entender como funcionam as patinhas.

Se você já apertou delicadamente os dedinhos, vai ver que as unhas são retrateis, ou seja, elas saem pra fora assim:

Depois, olhando mais de perto, você pode ver que existe uma parte transparente, e subindo em direção ao dedinho, tem um “pedacinho” vermelho/rosa, assim:
 
Fica mais fácil ver contra a luz. Essa parte vermelhinha/rosa(não transparente), é onde passam vasos sanguíneos, igual o que temos embaixo da nossa unha, aquela que dói (muito) quando a unha quebra ou algo entra ali na “carninha”.

IMPORTANTE SABER: A unha é algo muito valioso para o gato, ele se sente seguro e completo com ela, assim como os dentes, bigodes, audição e visão, elas fazem parte do seu “kit” de caça e sobrevivência. Alguns gatos tem lugares “proibidos” no corpo, que não podem ser tocados, e isso inclui as patas, e esse pode ser o caso do seu gato, mexer ali só vai irrita-lo.

MAIS IMPORTANTE AINDA: Gatos que tem acesso à rua precisam das unhas para defesa, caso fiquem acuados ou enfrentem algum perigo, estar sem as unhas vai deixa-lo em desvantagem. Até mesmo para voltar pra casa, auxiliando na escalada de muros e etc a unha é importante! Infelizmente a rua apresenta muitos perigos e é melhor que eles tenham no mínimo uma chance de defesa!

Tenha certeza de que está fazendo isso pelo motivo certo… aparar a unha não vai impedir que eles arranhem a mobília, vai apenas impedir que a unha fique afiada a ponto de te machucar acidentalmente durante as brincadeiras.

Como cortar:

Dito isso, vamos lá!

Você vai precisar de:
01. tesoura especifica para unha de gato(vendida em pet shops):

Não use cortadores de unha, alicates de cutícula ou tesouras normais. Objetos que não são próprios para as unhas de gato podem causar um tipo de descamamento da unha, e a unha não vai crescer lisinha, o que gera dor e desconforto no momento em que a unha volta pra dentro do dedinho.

02. Paciência, muita!
Como vimos acima existem vasos sanguíneos presente dentro da unha dos gatos, portanto precisamos tomar o cuidado de cortar da forma certa.
unha_corteProcure fazer isso nos momentos em que seu gato estiver calmo e relaxado, faça com atenção e sem pressa. Caso seu gato se recuse a ficar parado, o melhor é não forçar. Se os vasos sanguíneos forem atingidos durante o corte, ocorrem hemorragias, inflamações e dificuldades ou dores ao pisar no chão.

Alguns gatos após terem as unhas aparadas, podem demonstrar insegurança e mudança de comportamento, pois se sentem vulneráveis e menos protegidos. Fique atento e observe seu gatinho.

O bem estar deles importa muito mais do que alguns arranhões! ❤

Qualquer dúvidas não respondida sobre o assunto entre em contato nos comentários, por email ou na pagina Amo Gatinhos! (;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s