A Procura da Areia Higiênica “Perfeita”

É uma pergunta muito difícil essa: “Qual a melhor areia higiênica?” Por motivos diversos já testei muitos tipos e marcas diferentes, e resolvi contar pra vocês o que descobri nessa saga, rs.

Alguns gatos costumam implicar com certos tipos de areia, são resistentes à mudanças e acabam evitando de fazer suas necessidades, por isso, antes de mais nada quero dizer que no fim das contas o que importa é: qual a areia perfeita na opinião do SEU gato!

Permita que ele seja “ele mesmo”, e faça as próprias escolhas na vida! haha

Meu gato é muito receptivo para novas experiências relacionadas à areia, então ele usa todas igualmente e posso testar o desempenho das mesmas. Sou muito mais chata e exigente do que ele, e isso fez com que eu(e ele) testasse varias ao longo dos anos, mas sim, eu encontrei a areia perfeita, pra morar no meu coração pra sempre e vou dividir com vocês meus prós e contras a seguir.

Prós e Contras:

A SITUAÇÃO
Um gato, uma kitnet de 32m² com uma caixinha de areia grande de lateral alta.

Areias de Argila
Algumas marcas testadas: Pipi Cat Classic, Xixicat, Mitzi e Putz Cat.
Na caixinha: O xixi forma um barro no fundo da caixinha de areia, o cheiro aparece super rápido. Não tem como reaproveitar a areia pois ela não forma torrão e tem que trocar todo o conteúdo rapidamente. Não acho econômica, por mais que sejam geralmente mais baratas, não vale os inconvenientes.
Na casa: As vezes seu gato sai marcando o chão com a patinha suja de barro de xixi.
Espalha pela casa: Médio.
RESUMO: Ruim.

Areias de Argila Branca
Algumas marcas: Tidy Cat e Pro Gato.
Na caixinha: Forma o mesmo barro da anterior e fica tão nojenta quanto, mas quando o gato faz xixi a areia fica amarela, ewwww! Eliminação do odor inexistente.
Na casa: Iguais as anteriores, mas você paga mais caro nessas. Não pode descartar no vaso sanitário.
Espalha pela casa: Médio. Espalha um pouco menos por que os grãozinhos são maiores e mais pesados.
RESUMO: Ruim.

Areias de Argila “Premium”
Algumas marcas testadas: Pipi Cat Perfumada e Catsan.
Na caixinha: Ela promete formar torrão mas não te conta que se tocar nele, ele vai se desmanchar todo. Tem que tem muita habilidade pra tirar o xixi sem despedaçar tudo e misturar com a areia limpa. Quanto ao coco ele até é envolvido por ela, mas a eliminação do odor é mínima. Quase igual as anteriores, não vale o esforço.
Na casa: Iguais as anteriores, e você paga mais caro nessas também. Não pode descartar no vaso sanitário.
Espalha pela casa: Médio.
RESUMO: Razoável.

Areias Sílica
Algumas marcas testadas: Chalesco.
Na caixinha: Ela não forma torrão mas também não forma barro. Se seu gato foi joia cobrindo o coco o odor é inexistente. O segredo da Sílica é retirar os cocos(que ficam bem sequinhos) e misturar os grãos amarelos de xixi na caixinha. Sim, isso mesmo, pega a pá e mistura tudo, e quando estiver quase tudo meio amarelo está na hora de trocar por completo. Problema pra mim é que fico olhando pra aquela coisa amarelando e tenho nojinho.
Na casa: Seu gato pode tentar comer ou brincar com ela pela casa, pois se parece com uma pedrinha, o que não é nada indicado. Use grãos maiores que são “aspirados” pelo gatinho com menos facilidade. Alguns gatos estranham por ela “ranger” quando eles andam sobre ela, ou por ela ter pontinhas que não são confortáveis pra pisar. Não pode descartar no vaso sanitário.
Espalha pela casa: Médio.
RESUMO: Boa.

Areias REALMENTE Premium
Algumas marcas testadas: Pro Gato Premium e Pipi Cat Premium.
Na caixinha: Forma um torrão sólido e a eliminação de odor é total. Você realmente só retira da caixinha o que não precisa mais ficar lá e vai repondo com areia nova até acabar o pacote. O xixi não tem nem chance de chegar no fundo da bandeja.
Na casa: Ela espalha um pouco por que o grãozinho é pequeno e leve. Apesar de maravilhosas são bem mais caras. Não pode descartar no vaso sanitário.
Espalha pela casa: Pouco.
RESUMO: Ótima.

Areias à base de Fibras Vegetais(madeira)
Algumas marcas testadas: Cat’s Best.
Na caixinha: Se parece com serragem, dessas que são usadas em gaiolas de roedores. Promete formar torrão mas não é de todo verdade, ela aglomera mas não fica sólida como torrão, e o xixi fica úmido e com odor. Ela dura bastante mas não é pratica.
Na casa: Ela espalha pela casa IN-TEI-RA, por tudo. E continuei achando ela espalhada depois de semanas, em cantos improváveis, rs. Também são um pouco mais caras. Biodegradável e pode ser descartada no vaso sanitário.
Espalha pela casa: Absurdamente.
RESUMO: Razoável.

Areias à base de Matéria Orgânica(trigo, mandioca)
Algumas marcas testadas: Dbest, Limpi Cat e Katbom .
Na caixinha: Aqui cada uma tem suas particularidades, mas todas contem aglutinantes.
Dbest forma tipo uma “tapioca” de xixi, fica bem compacto e fácil de limpar, também elimina o odor de coco, mas não totalmente. Limpi Cat forma um aglomerado poderoso com o xixi, tão poderoso que chega a grudar no fundo da bandeja como cimento, e faz você esquecer que tem coco pra limpar. Katbom forma um torrão sólido e elimina o odor por completo, e solta do fundo da bandeja com facilidade. Todas permitem que você apenas reponha na caixinha o tanto que foi retirado com dejetos.
Na casa: Dbest espalha MUITO e gruda no chão pra sempre(o grão fino espalha mais ainda), como ela adere a qualquer umidade, acaba ficando na patinha do gato e vai parar pela casa inteira. Limpi Cat não espalha tanto mas ela levanta poeira que não deve ser saudável pro gatinho respirar toda vez que for cavoucar por lá. Katbom espalha de uma forma aceitável e tranquila. Já achei uma ou outra vez larvas ou besourinhos dentro do pacote, isso acontece pois são naturais e feitas a base de alimento, não é nada legal, mas o desempenho delas vale o inconveniente. Valores acessíveis e justos pelo que elas oferecem. Todas podem ser descartadas no vaso sanitário. Também por serem feitas a base de trigo e mandioca, seu gatinho acaba confundindo com ração quando ela ainda esta limpinha e pode tentar comer, o que não é indicado por conter aglutinantes, preste atenção nisso!
Espalha pela casa: Dbest: Loucamente. Limpi Cat: Pouco. Katbom: Quase zero.
RESUMO: Ótima.

Conta pra gente quais suas preferências e porque!

P.S.: Lembrando que são opiniões pessoais baseadas na minha rotina e experiências. (:

82 comentários sobre “A Procura da Areia Higiênica “Perfeita”

  1. Pra mim, a melhor, era uma que vendia no Carrefour, branca com pedrinhas grandes! Gente, não deixava cheiro, nada nada nada, a marca era do Carrefour mesmo. E olha que lá em casa é tenso, são três nenéns e três caixas de areia! Tinha uma de cristais, caríssima, falava que não deixava odor, parecia pedrinha de aquário, achei horrível, cara e péssima! Ew! Eu não compro mais a do Carrefour pq fica muito longe de casa, então uso gatinho cheiroso que além de ser baratinha é só limpar todo dia (ou não deixar passar dois dias) que não dá cheiro!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu uso a Katbom à um tempo … experimentei outras e esta foi a que eu mais gostei, mas ainda espero que apareça a ” areia ideal “, que não grude nas patas e que hora ou outra achamos uns grãos pela casa, mesmo que seja pouco não é la muito higiênico !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Parei de usar uma das marcas de areia de matéria citadas por encontrar vermes na areia (2 pacotes diferentes). Depois disso, pulei para as de “argila” branca, pois fiquei traumatizada 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Dri, voce devia nos contar qual é a marca daquelas areias as quais tinham vermes nos pacotes para nos deixar cientes e protegermos nossos animaizinhos e nao comprarmos as tais !!
      🙂

      Curtir

      1. Eunice, eu achei besourinhos (desses mesmo q infestam pacotes de macarrão ou arroz fechados a mto tempo) na Katbom, mas ainda assim, mesmo com isso, continuo achando ela a melhor, já que aconteceu uma única vez, e as vantagens dela superam isso, na minha opinião. (:

        Curtir

  4. Atualmente tenho 3 gatos e uma York morando em um apartamento de 50m². Já testei váaaaaaaarias areias, incluindo algumas citadas acima. Depois de tanto troca troca, descobri a mais incrível das areias em custo benefício, e com a facilidade de comprar de fardo (com 5 ao custo de aproximadamente R$ 25 reais). Chama-se BIOCAT. O granulado não é fino nem grosso demais, o que não suja o apartamento inteiro (odeio as muito finas), forma torrão com o xixi e o cocô, que dá facilmente para tirar com a pazinha. O xixi vai acumulando no fundo, mas fica inacessível ao gato (a não ser que use pouca quantidade), e não deixa cheiro. Com meus 3 gatos, costumo trocar toda a areia a cada 3 a 4 dias, pois é só ir tirando os torrões diariamente sem ter que completar. Mas, nunca encontrei em Santa Catarina, onde vou sempre visitar minha mãe que mora lá. Acabo tendo que levar daqui de São Paulo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Uso uma sílica com a farinha de mandioca, é muito bom, além de ficar super em conta! Usava a DBest biogrossa, que não deixa dar cheiro de urina no apto, mas tem a questão de sujar a casa inteira com areia grudada na patinha dos gatos e ser muito mais cara que as convencionais, além de ser difícil achar pra comprar…
      A mandioca achei como alternativa a DBest e estou adorando…

      Curtir

    1. Ariana, uma leitora comentou “E sobre a sílica: usava qd a minha mais velha chegou e era ótimo. Mas aí resgatei uma ninhada de 9 e dois morreram pq ingeriram a sílica fininha. A nossa vet até deixou de comercializar esse modelo por conta disso!” :/

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ai, que triste… eles aceitam bem a Pipicat mais fina, mas eu detesto. Não forma torrão, faz a bagunça do universo… Eu sempre me preocupei com a questão da sílica fazer mal, vivia testando areia, mas como não encontrei um substituto que eles aceitassem bem e não me desse tanto trampo, acabei me conformando com a sílica. Mas vamos voltar aos testes! Obrigada pelo compartilhamento das experiências!!

        Curtido por 1 pessoa

  5. Eu uso a Kets com cheiro de talco, faz torrão durinho, não deixa cheiro, envolve o cocô direitinho, odor zero, e se, seu gatinho não é espalhafatoso a sujeira na casa é zero!!! Faz um pouco de pó, mas quase nada, e os grãos são grandinhos. Tenho 4 gatos, e 5 caixas ma varanda do meu apto. Acho ela ótima se vc for repondo e mantiver as caixas com areia acima da metade, senao faz um barrinho no fundo tb. Descarto os torrões de xixi e o cocô no vaso sanitário sem problemas, testa essa e me fala. Com cheiro de talco pacote prata/cinza, sem cheiro pacote azul. Preço é igual pras duas, R$ 4,50 o saquinho. Compro na Cobasi. Bjos

    Curtir

  6. Também moro numa kit com meu filhote…usei um monte (menos a de sílica q faz mal pros gatinhos). Optei pela pipicat ( a mais fininha), não da tanto trabalho pra limpar e resolvi o problema de sujar a casa utilizando a caixa de areia fechada e um tapetinho na entrada, a sujeira fica tudo no tapete qdo ele sai… Meu problema agora e o recipiente de água ele joga toda água no chão e qdo QR beber q não to em casa.. Não tem água rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahaha os gatinhos sempre arranjando um novo desafio haha Jaqueline, já tentou aqueles potes q tem uma base anti derrapante? Temos um post que fala sobre gatos q preferem agua de todos os lugares, menos do potinho, e pode ser q o seu esteja derramando pra tomar agua “corrente”. Tem algumas dicas bacanas lá, vai ver q ele não gosta mto do potinho de agua haha. Bjos

      Curtir

      1. Olá! Eu acabei de adotar uma gatinha e tenho lido bastante sobre o assunto. Descobri que o bigode dos nossos bichanos são extremamente sensíveis e quando tocam as bordas do bebedouro ou comedouro chegam até a fazer cócegas, irritando os bichinhos. Tá aí uma das explicações do porque eles só comem a ração do meio do potinho e largam o resto nas bordas… A dica é: use comedouros com caída para o centro, tipo ball ou pires (mas prepare-se para limpar o chão)… E para a água, use bebedouros bem largos e de preferência para coisas com brilho ou que chamem a atenção dele para a água, como um cubo de gelo ou brinquedinhos lá dentro… Importante: vasilhames sempre de vidro ou inox. 😉

        Adorei as dicas de areias… Obrigada!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Obrigada pelas dicas, Luane! Algumas dessas coisas q você disse foram citadas no post sobre Acne Felina, e elas podem estar relacionadas! Que bom que gostou das dicas, e parabéns pela sua atitude de ter adotado ❤ Animais não são produtos para serem comprados (;

        Curtir

  7. Eu uso a PipiCat perfumada e não tenho problemas com odores nem sujeira pela casa. Limpo a caixinha de areia todos os dias, às vezes mais de uma vez por dia (tenho duas gatas e uma caixa de areia, grande e com bordas). Encho bem a caixa (+- 4 dedos de altura) e não tenho do que reclamar. O torrão de xixi eu retiro com cuidado para não desmanchar muito e descarto na lixeira, em saco plãstico bem vedado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Entendi Mar, aqui o problema é que não tenho como limpar a areia mais de uma vez por dia, passo fora o dia todo as vezes, então a Pipi Cat não é minha favorita, mas quebra um galho as vezes rs. Tenta uma dessas a base de trigo ou mandioca, o torrão é bem firme. Bjos

      Curtir

  8. Eu sempre uso a do Carrefour,dos torrões brancos maiores. Mas uma vez que não tinha eu comprei a deles premium e não é que gostei!? Super facil de limpar! E eu digo isso pq tenho 9 mocinhas num apartamento kkkkkk. Limpo as cxs de areia 2x por dia! Senão a coisa fica difícil… a durabilidade do saco tb foi de uma semana e o valor eh 12,00 isso pq em Manaus é sempre mais caro. Aqui a Tidycat é 26,00!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Aaaaah! E sobre a sílica: usava qd a minha mais velha chegou e era ótimo. Mas aí resgatei uma ninhada de 9 e dois morreram pq ingeriram a sílica fininha. A nossa vet até deixou de comercializar esse modelo por conta disso! Dai mt tempo depois,qdo a 4a filha chegou, ela nao se adaptou a sílica grande,fazia xixi na porta do banheiro! Aqui uso caixas fechadas. Daí que veio a do Carrefour pra me salvar kkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  10. Eu tenho usado essa pipicat de caixinha premium, e ela é maravilhosa, forma o torrão sem desmanchar nunca é elimina o cheiro total. Só que o preço, tá de chorar, eu pagava R$36 e de uma sema pra outra ela passou pra R$53, eu nunca na minha vida vi um aumento desses num produto. To em busca desesperada de uma areia que substitua a altura mas que não leve todos os reais que tenho no bolso. Não acho lógica em pagar muito mais caro pra eles fazerem xixi e coco do que pra comer. 😩

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siiiim Tayra, agora a PipiCat ta com um pacote hyper super premium de 9kg… NOVE… é mais de 50 reais também… eu já tava com ela no caixa pra pagar e pensei: “Carregar NOVE kilos e pagar tudo isso pra coco e xixi, acho que não” devolvi e não testei. Tenho me apaixonado pela Katbom, só espero não encontrar besouros nela nunca mais. hahaha

      Curtir

      1. Agora vi a Pipicat Dry em saco de 15 kg por 99,00. Sempre usei silica, mas tenho achado muito nojento ultimamente a quantidade de xixi acumulado e não poder remove-los. Troquei pela Pipicat Premium (caixinha) e MEUDEUSSSS é muito boa. Mas o preço é facada. Alguém já usou essa outra, a premium dry?

        Curtido por 1 pessoa

      2. Não usei essa Pipicat Dry mil reais, mas confesso que fiquei curiosa. Como eu vou andando até o petshop, achei 15kg mto peso pra uma coisa destinada a coco e xixi hahaha tmb achei mto dinheiro pra isso de uma vez. Se você tiver a coragem de comprar, conta como é?!

        Curtir

    1. Sim Cleire, é necessário… ela auxilia em varis coisas como eliminar bolas de pelos, digestão e desobstrução do intestino. Faz parte dos instintos e comportamento deles comer grama qdo sentem necessidade, então é importante q tenham acesso a ela. (:

      Curtir

  11. Eu tive uma experiência de larvas com uma dessas de matéria orgânica. Perdi todos os alimentos que tinha nos armários algumas vezes, pois houve infestação de mariposas e outros bichinhos estranhos que não conhecia. Por isso parei de usar. Achei que foi armazenamento incorreto na loja, pois os sacos já vinham com as larvas dentro. Porém parece q é normal vir com esses brindes. Uma pena, pois realmente estava agradando muito, antes de ver a areia toda se remexendo na bandeja.

    Curtir

    1. HAHA sim é bem bizarro, mas acho q esses bichos ja existem desde antes da areia ser fabricada, pq ja aconteceu em casa de um pacote de macarrão LACRADO ter bichos andando la dentro dps de mto tempo fechado no armario.

      Curtir

      1. É.. devem vir desde antes da fabricação sim. Mas eu penei para me livrar da infestação. Desconfio que até hj convivo com descendentes deles. Pq desde então, sempre aparecem bichinhos nos armários. Rsrsrs

        Curtido por 1 pessoa

  12. Eu limpo a caixinha dos meus gatos mais de uma vez por dia, então estou usando a Putz (compro no Carrefour por menos de 6 reais o saco de 4 k, superbarato!) e eu e meus gatos estamos nos dando bem com ela. Uso uma pá fechada de pegar ração e não a própria para limpar areia (vazada) para retirar o xixi, consigo tirar melhor, sem deixar resíduos. As pegadas de laminha em volta da caixinha às vezes acontece mesmo. E realmente essa areia não ameniza nem um pouco o cheiro, mas como limpo várias vezes por dia (trabalho em casa e posso!), não acho um problemão. Fiquei em pânico quando você falou em “larvas” na areia orgânica! Socorro! Tenho pavor de coisinhas rastejantes! Obrigada por avisar, jamais testarei, hahaha! Mas foi superbacana ter lido seu texto, estava pensando em investir em uma de sílica e não vou mais, continuo com a minha baratinha. Para mim, acho que vou investir em uma areia de argila premium quando precisar me ausentar de casa, assim vai segurar melhor a sujeira e o cheiro quando eu não puder limpar mais de uma vez por dia. Valeu demais!

    Curtir

    1. Thais, não vou dizer que foi super legal despejar a areia na bandeja e ver que ela se mexia, eu não tenho esse pânico todo(tenho uma tarântula) mas poxa, eles iriam se espalhar pela casa e invadir meus alimentos, sem contar que contava com aquele pacote de areia e tive q sair as pressas comprar outro. Aconteceu só uma vez, por isso agora sempre tenho um pacote extra, caso aconteça algo assim… mas vi algumas outras pessoas reclamando da mesma coisa. Eu AMEI a Pro Gato(Argila) Premium, mas ela é carérrima! Quase 40 reais, durou MUITO, mas ainda assim é mto dinheiro pra coco e xixi. Acho q a Pipi Cat é mais barata, e tmb boa. Dps conta!

      Curtir

  13. Parei de comprar areias! Uma pessoa me recomendou uma técnica japonesa que uso e adoro. Precisa de farinha de mandioca e bicarbonato de sódio.
    Pra cada saco de farinha de mandioca você coloca um saquinho de bicarbonato. Mistura tudo na caixa de areia. Não fica odor, e o xixi vira torrões. Não pode ser jogado no vaso.
    Acho maravilhoso!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olá, pessoal!
    Minha gata tbm se adapta super bem à qualquer areia. Algumas eu só compro mesmo na falta de outra melhor, pois onde moro, não tenho muitas opções.
    As de sílica, confesso, apesar de serem melhores, me incomoda bastante aquela cor amarelada misturada às branquinhas, tanto que um pacote não dura duas semanas, me dá agonia. Então, descobri uma chamada SANITY PRIME, da marca PETHY GROUP, e me apaixonei. Só que não encontro mais onde moro. Dizem que está em falta no fabricante. Moro no Rio de Janeiro, quem souber onde encontrar, favor me avisar!
    Abçs!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Olá. Como você também moro em apertamento e prefiro jogar a areia no vaso sanitário. Também testei várias e amei a Premium do Carrefour. Ao contário do que você informa, ela é nacional, como o Katbom, do mesmo fabricante. a do carrefour, inclusive parece que é sobra do peneiramento do Katbom. É grosso, irregular,mais duro e não tem corante. Quase não faz poeira. A casa fica muito mais limpa e o gato não tem que lamber até o peito.
    Tive muitos problemas no começo deste ano por causa de contaminação de carunchos nos dois lotes. Reclamei muito no Carrefour e na Katbom. Descobri na internet que para matar os besouros e os seus ovos, é bom deixar o saco no congelador pelo menos 4 dias. Como repelente uso louro em pó na bandeja (3 colheres de sopa) e umas folhas de louro junto com a embalagem em uso.
    Hoje não compro sacos fabricados a mais de 3 meses. Apesar da dor de cabeça super-recomendo. O preço é mais barato e se mais pessoas comprarem, o estoque não fica velho.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Inge ÓTIMAS suas informações! Obrigada mesmo!! Esse blog esta cada vez com mais leitores e colaboradores maravilhosos, eu não sabia disso tudo! Haha Não vou abrir mão da Katbom por causa de uns besourinhos, e a explicação que vc deu de como combater pra mim fechou! E toda vez q reclamei no petshop sobre não achar nunca a Katbom eles diziam que ela era importada e não cheguei a checar a veracidade disso. (;

      Curtir

    2. Inge, tb comprei a areia do Carrefour e veio com bichos. Só que só percebi isso no final do pacote!
      O Carrefour trocou a sua areia??
      Fiquei com trauma dessa areia, apesar de ter gostado muito do torrão firme!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Não sei se eles trocaram, mas acabei de responder em outro comentário, a Katbom nunca mais veio com larvas, depois da vez que disse no post. Quanto a areia do Carrefour já não posso dizer pois não comprei mais rs.

        Curtir

  16. Tenho três gatinhos e duas caixas de areia. Uso a Limpicat há mais de dez anos. Não troco por nada. Zero cheiro. Poucos grãos pela casa e para não grudar no fundo, é só deixar a caixa com bastante areia.

    Curtido por 1 pessoa

  17. oi amigatinha! acabei de conhecer seu espaço, procurando sobre areia, estou sempre procurando pela areia perfeita! ♥
    Tenho dois amores felinos, Lola tigrada de 4 aninhos (dama) e Manolo pretinho 1 aninho (estabanado).
    Durante algum tempo só usei Pipicat+farinha de mandioca (economia de $$$)
    Agora, trabalho perto do Carrefour e resolvi experimentar as areias premium 🙂
    Comprei a areia do Carrefour que é igual a Katbom (só muda a cor, é uns 2 ou 3 reais mais em conta.)
    O chato é que as duas areias vieram com larvas, acho que por serem naturais, não sei!
    Uma pena, pois são ótimas, deixam torrão firme e não têm cheiro.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Que post maravilhoso! Adorei =) Também ando testando areias, tenho 2 gatos de 6 meses em um apartamento, atualmente vivendo bem com apenas uma caixa de areia. Nos primeiros meses quando só estava com 1 gatinho esbanjei, só comprava silica, mas o preço foi ficando apertado pois não durava tanto com 2 gatos. Já usei a Putz e a Mitzi, entre essas a Mitzi se sai melhor, mas aquele barro é complicado. Num dia de pressa comprei a Kets no mercado, minha mãe que só tem um gato só usa essa e pra ela funciona bem, mas aqui em casa foi horrível, oh areia fedida minha gente, cheguei a usar em 2 oportunidades para ver se não estava estragada ou coisa assim, deve ser talvez pela caixa fechada que uso, odiei. Usei Pipicat Premium que é ótimaaa, cheirosa, muito boa mesmo, durou uns 15 dias e paguei 36,00 na época, agora foi pra 48,00 (absurdo!), ah mas fez muita sujeira também até comprei um tapete emborrachado pra segurar os grãos. Minha última aquisição foi a Pipicat Silver Control paguei 36,00 que é muito parecida com a Premium, misturei com a Pipicat Floral para ver se dura mais tempo. Penso em testar em breve a farinha de mandioca também.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aiii obrigada! Bom saber que o post ajudou (((: Então, o problema da caixa de areia fechada é q ela não ventila e isso piora um pouco qualquer odor que já exista, qdo é aberta ele dispersa e some com mais facilidade. Não me acertei com nenhuma dessas de argila sem ser as Premium, e elas são mais caras geralmente. Ainda continuo amando a Katbom, barata, dura mto, maravilhosa em todos os aspectos! (e dps da vez q disse no post, de ter achado carunchos no pacote, nunca mais aconteceu)

      Curtir

  19. Tenho duas gatinhas e tbm estou em busca do granulado higiênico perfeito. Inicialmente usei a Pipicat tradicional e a Pipicat floral, não gostei pq não controlaram o cheiro de xixi. Depois usei a LimpiCat e ADOREI (só não gostei do preço), e aí quis testar outros granulados.
    E de tanto ler comentários bacanas a respeito da Katbom resolvi comprar… e me decepcionei. Realmente absorve o xixi e forma torrões. Mas o que eu odiei foi a quantidade absurda de corante. Pra que tudo aquilo?! Suja os pêlos das patinhas. Depois os gatinhos lambem as patinhas e não acho que seja saudável para eles. No site da empresa existe a Katbom Natural (sem corante), segundo o SAC da empresa está indisponível no momento.
    Resolvi deixar o meu comentário como forma de contribuição pq é um outro ponto de vista de quem comprou a Katbom.
    Abçs! 🙂

    Curtir

    1. Poxa Regiane, não tinha pensado na questão do corante, e realmente não é algo que acho bom, já q me preocupo em não ter corante na ração que dou a ele. Quanto a sujeira que fica nas patinhas e eles se lambem, todas elas acabam deixando alguma poeirinha mesmo, vai de os componentes não serem prejudiciais(como por ex. a sílica ou os aglutinantes que fazem mal) Que pena que se decepcionou com a Katbom, eu gosto bastante dela mas vou tentar saber mais a respeito dessa questão do corante. Obg pelo comentário, mto relevante! Bjos

      Curtir

  20. Estou adorando os posts, tem me ajudado muito… Resgatei 5 gatinhos que foram abandonados pela mãe com menos de 1 semana e hoje já estão comigo a quase 3 meses… Sou totalmente nova no mundo dos felinos… rsrs
    Eu testei a Pipcat Classic, não gostei e hj estou usando a pipcat floral, que também não gosto muito… vou tentar usar essa Katbom e pipicat Premium… obrigada a todos pelas dicas. abs

    Curtido por 1 pessoa

  21. Pelo que li nas mensagens, conclui que a areia que uso é ótima, pois ela, realmente vira um torrão duro e grande. Não gruda nas patinhas do gato. E o melhor, o preço é muito bom, cerca de 10,00 o saco de 4kg. Essa areia é a Bichano. Aqui no Rio é fácil de encontrar.

    Curtir

  22. Eu simplesmente amei tudo que li, este blog é maravilhoso, eu também só uso KATBOM, nunca achei larvas, compro sempre na cobasi, e não tenho o que reclamar, ela é maravilhosa.
    Eu tenho uma duvida, uso aqueles banheiro fechados, mas qual é melhor pro gatinho o fechado ou aberto?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom André! Feliz demais de você ter amado o blog, temos uma pagina no Facebook, se quiser curte pra não perder as atualizações! ❤ Sobre as caixinhas de areia, eu não fiz grandes pesquisas sobre isso, mas algo que tenho a impressão é que caixas fechadas não circulam, e aquela amônia e essência haha de cocô fica ali pairando no ar(até q seja limpa)… me colocando no lugar do gato, acho que não gostaria muito disso! O que você acha?
      E ainda sobre a Katbom, eu tinha um pé atrás sobre o corante da versão vermelhinha, mas hoje um vendedor me disse que ele é natural a base de beterraba… assim que eu checar a veracidade disso, edito o post!

      Curtir

  23. Gostei muito dos posts, estava atrás de um areia para substituir a pipicat multicat 12kg, porque aqui em casa tenho 6 bb´s, e 5 caixas de areia estilo furba. Gosto muito dessa areia, porém está ficando cada vez mais caro comprar essa. Uso quase 40 kilos por mês e de 19,90 subiu pra 27 reais. Quase de 80 reais para quase 120 reais por mês. Quase me convenci a comprar a Katbom, porém também seria enviável comprar os 40kg dela.
    Gostaria muito que as marcas fizessem opções com mais quantidade como a pipicat.
    Vou tentar testar a Kets talco, porque a normal eu não curti não.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gui, sempre que vou ao pet vejo uma areia gigante que já quis mto testar, da linha Easy Clean, ela tem 9kg e tmb de 18kg, sendo em media R$50 e 90R$(respectivamente) e tem em varias versões. Nunca testei por que carregar 9kg não seria viável pra mim hahaha mas eles lançaram agora uma Easy Clean Probiotic de 5kg e comprei um pacote pra teste. Gostei bastante! Mas ela é cara, e não durou tanto pelo quanto ela custa(R$48,90) e essa versão(não sei das outras) tem sílica na composição, e isso é algo que prefiro evitar. A Multicat nunca usei, mas imagino que se vc gasta 40kg dela, uma melhor vai diminuir esse gasto pela metade, 18kg a R$90 ainda é melhor doq R$120! A Katbom é R$17 3kg, porém dura o mês (pra um gato)… Espero que tenha te confundido pra te esclarecer! (;

      Curtir

  24. Tenho 3 gatos que usam a mesma caixa (não adianta colocar outras). Moro em apto pequeno. Já usei inúmeras areias. A que mais absorve e dura muuito é a Easy Clean vendida na Cobasi. Só vende saco a partir de 8kg. Porém ela é mega aglutinante e se espalha pela casa. Uso a bandeja Furba (com grade). De verdade não vale o preço porque não funcionou até agora, mas dei o meu jeito. Forro com saco plástico a bandeja e coloco um tapete higiênico pra cães por cima. Coloco a grade e despejo a areia Tidy Cats ou Progato – são aqueles grãos maiores brancos. O tapete absorve a urina e mantém os grãos limpos porais tempo. Posso só trocar o tapete ou tiro o saco e limpo tudo.

    Curtir

    1. Oi Denise, não entendi mto bem seu método, as camadas são: saco plástico, tapete absorvente, grade e areia grossa? Nunca tinha visto essa”técnica” rs mas que bom que foi o jeito q vc se acertou! (;

      Curtir

  25. Oi gente, há mais de 5 anos que usava a areia do carrefour mas como tenho 5 gatos, não havia o que conseguisse eliminar o cheiro que ficava, passei a colocar um tapete higiênico no fundo da caixa para não encharcar tanto a areia mas o cheiro persistia. Então, semana passada comprei a areia da Hello Kitty (http://www.areiadegato.com.br), e achei maravilhosa, apesar de alguns problemas…
    Prós: forma torrões durinhos, não desmancha, o cheiro sumiu completamente…
    Contras: Mesmo comprando a de grãos grandes, ela espalha pela casa toda por ser muito leve e grudar no pelo das gatos, só vende pelo site deles, não é baratinha (comprei a roxa – grãos grandes – R$ 28,90 – 2 KG) e leva 10 dias pra chegar, aí vc tem que se programar com antecedência.
    Fora isso, acho que vai render bastante pq a perda é mínima (como minhas caixas são grandes tive que colocar 2 pacotes em cada caixa para não ficar muito raso).

    Curtir

    1. Nossa Dani eu não sabia dessa do tapete higiênico na base da caixa não, mas outra menina acabou de comentar isso tmb! Parece genial, uma pena que não funcione ;/ Eu vi essa areia da Hello Kitty achei liiiiinda de morrer hahaha vou ver se testo qualquer hora. Bjos

      Curtir

Deixe um comentário